top of page
  • Lírio Marques

Vogue World celebra as artes

O evento desembarca em Paris, a capital mundial da moda e do esporte.


Nos últimos três anos, o calendário mundial da moda ganhou um evento de destaque: o Vogue World. O espetáculo celebra a pluralidade na moda, cultura e artes, sendo organizado pela mais influente revista do setor, Vogue, e idealizado por sua renomada redatora-chefe, Anna Wintour. O evento ao vivo apresenta uma combinação de desfiles com renomadas grifes e designers, shows de grandes cantores, além de outras performances artísticas.

Divulgação/VOGUE

A primeira edição ocorreu em 2022 em uma das ruas mais famosas de Nova York, a West 13th Street, visando celebrar a vida pós-pandemia de COVID-19 por meio de um desfile que contou com diversas celebridades. Após o enorme sucesso da primeira edição, a segunda aconteceu em Londres, no Theatre Royal Drury Lane, um dos teatros mais importantes e emblemáticos da cidade, mostrando a perfeita união das artes cênicas com a moda londrina.


A celebração anual agora chega a Paris, especificamente na famosa Praça Vendôme. Ao trazer o evento para a cidade, a qual é o berço das Olimpíadas modernas e capital da moda, Anna destaca a moda francesa e suas mudanças ao longo das décadas, com o esporte como protagonista da festa.


Isso marca também o início da semana de alta-costura e dos Jogos Olímpicos, que começam em menos de um mês.

Divulgação/VOGUE

Com a presença de mais de 500 celebridades, incluindo as brasileiras Anitta e Gkay na plateia, e a supermodelo Isabelli Fontana desfilando em tributo a Cristóbal Balenciaga, fundador da grife espanhola.


Personalidades da moda, música e esporte desfilaram pela praça parisiense, representando a evolução da moda e do esporte ao longo dos últimos 100 anos. As irmãs Serena e Venus Williams, além de tenistas, são também referências na moda esportiva, cruzaram a passarela com modelos da Off-White, homenageando o esporte que as consagrou. A supermodelo sudanesa Anok Yai também foi um dos momentos de destaque da festa, vestindo Alaia, modelo desenhado por Pierre Mulier, com as cores da França, em homenagem ao futebol dos anos 90.

Divulgação/VOGUE

A queridinha das paradas, Sabrina Carpenter, também esteve presente usando um Jacquemus, fazendo referência à moda dos anos 40 e aos esportes aquáticos, enquanto Kendall Jenner e Gigi Hadid, vestindo Hermes, montaram em seus próprios cavalos para homenagear o hipismo e os anos 50. Uma das marcas francesas mais importantes, a Chanel, apresentou peças raras de seu acervo, mostrando sua relevância no ciclismo de 1924.

Divulgação/VOGUE

A celebração na Cidade Luz deixou evidente que, após 100 anos, Paris continua sendo a capital da moda e do esporte, e continua revolucionar.


Foto de Capa: Divulgação/VOGUE

Comments


bottom of page