top of page
  • Lírio Marques

Schiaparelli em um espetáculo surreal

Um renascimento explícito.


O surrealismo é a essência da Schiaparelli, um pilar que Elsa, sua fundadora, usou como base para suas criações e que perdura até hoje em suas coleções atuais. Tanto nos segmentos de alta-costura quanto no prêt-à-porter, a marca soube utilizar esse movimento artístico de maneira singular, apresentando-nos roupas usáveis, mas carregadas de significados, como verdadeiras obras de arte.


Sob a direção criativa de Daniel Roseberry desde 2019, a casa busca constantemente ressignificar os códigos deixados pela excêntrica visão de Elsa Schiaparelli. Nas últimas temporadas de alta-costura, vimos o uso da anatomia humana e de animais com um certo tom de humor, o dourado como destaque e até mesmo o rosa-choque, muitos atribuem a sua criação à própria Elsa.


Divulgação/VOGUE

No entanto, o arquivo da Maison é vasto e Roseberry deseja explorá-lo completamente. Desde a última coleção de verão de 2024 da marca, apresentada em janeiro, percebemos ares de mudança.


Abrindo a semana de alta-costura, como é tradição, as peças da Schiaparelli foram apresentados em um espaço todo escuro, iluminado apenas por lustres de cristais e assim emergiram como uma fênix das cinzas, que não ironicamente Daniel usa como simbologia e dá nome para essa nova coleção.

Divulgação/VOGUE
Divulgação/VOGUE

A metáfora do pássaro grego se une ao surrealismo, não de maneira literal como estávamos acostumados, mas agora expressando-se nos detalhes e técnicas de construção de cada look. Silhuetas mais sensuais, camadas estruturadas, texturas que remetem a penas, aplicação de pedrarias, corsets marcantes, ombros sinuosos e uma paleta de cores neutras e intensas tornaram este desfile uma perfeita harmonia entre o antigo e o novo.

Divulgação/VOGUE


Assim, podemos concluir que o americano buscou e colocou em prática seu renascimento. Baseando-se em suas inspirações, nas criações da própria Maison e em novas ideias, Roseberry definitivamente deixa para trás a ideia de repetição que antes pairava no ar, utilizando os ensinamentos de sua principal mentora e assim lhe fazendo uma homenagem.






Divulgação/VOGUE

Foto de Capa: Divulgação/VOGUE

Comments


bottom of page