top of page
  • Lucas Silva

Por alegar erro de direito, São Paulo pede anulação de jogo contra o Fluminense

Tricolor Paulista reclama de suposta irregularidade de Thiago Silva no lance que originou o primeiro gol.


São Paulo entrou com um pedido no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) para anular a partida contra o Fluminense. O jogo, disputado em 1º de setembro, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, terminou com a vitória do carioca por 2 a 0.



No entanto, a repercussão da partida se deu graças a mais uma polêmica envolvendo a arbitragem, desta vez protagonizada por Paulo Cesar Zanovelli. 


Aos 30 minutos da etapa inicial, ele deu vantagem em falta de Calleri sobre Thiago Santos. Porém, a jogada transcorreu após Thiago Silva, entendendo que o jogo havia sido paralisado, abaixar e colocar a mão na bola, segundos antes de Kauã Elias abrir o placar. Imediatamente, os jogadores do São Paulo reclamaram com o árbitro sobre a irregularidade.


O VAR, em seguida, sob o comando de Igor Benevenuto, solicitou a revisão. Assim, Paulo Cesar Zanovelli foi ao monitor, onde disse:

"Eu ia dar a vantagem, o jogador (Thiago Silva) para e bate a falta. Eu dou sinal de falta. Vamos seguir. Eu dei a vantagem, eu segui. É gol legal."

Antes de pedir a anulação, o Tricolor Paulista enviou um ofício à CBF e realizou uma reunião entre os presidentes Júlio Casares e Ednaldo Rodrigues. No fim, a decisão foi não solicitar a invalidação da partida, mas sim se posicionar sobre o caso e firmar sua postura.



Contudo, a estratégia foi modificada após a divulgação do áudio do VAR, na última quinta-feira (05/09), onde o clube entendeu internamente a necessidade de alegar um erro de direito cometido por Paulo Cesar Zanovelli.


A decisão se baseia no artigo 259, parágrafo primeiro, do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), que prevê a anulação da partida caso se constate que o árbitro deixou de aplicar as regras do jogo.



Além disso, o São Paulo solicita o afastamento definitivo de Paulo Cesar Zanovelli de partidas envolvendo o clube.


Encaminhado ao presidente do STJD, Luís Otávio Veríssimo Teixeira, o pedido ainda não tem data para ser avaliado.


Foto de Capa: Divulgação/São Paulo

Comments


bottom of page