top of page
  • Pedro Curvello

Diogo Costa para a Eslovênia e Portugal avança na Euro 2024

Em jogo tenso que contou com pênalti perdido por Cristiano Ronaldo na prorrogação, a seleção portuguesa conseguiu classificação às quartas de final da Euro em decisão de pênaltis.



O jogo iniciou conforme o esperado, com Portugal dominando as ações enquanto a Eslovênia se defendia em seu campo. Apesar de possuir um elenco estrelado e um meio-campo repleto de talentos, a seleção portuguesa novamente mostrou pouca criatividade. Durante todo o primeiro tempo, limitou-se a cruzar a bola para a área, com todas as jogadas parecendo direcionadas exclusivamente para o camisa 7, Cristiano Ronaldo, às vezes de forma desnecessária. Um exemplo foi uma falta na lateral do campo, onde, em vez de levantar a bola na área, Cristiano preferiu arriscar um chute direto que saiu pela linha de fundo.


A melhor oportunidade do primeiro tempo surgiu nos pés de Rafael Leão, que fez uma jogada individual até a linha de fundo e passou para trás, onde João Palhinha acertou a trave. Foi somente aos 9 minutos do segundo tempo que Portugal conseguiu exigir uma defesa de Oblak, com um forte chute de falta. Enquanto continuava a insistir nos cruzamentos para a área, a Eslovênia teve sua primeira grande chance em um contra-ataque iniciado desde sua defesa, onde Šeško falhou na finalização diante do gol.


Nos minutos finais dos 90 regulamentares, Diogo Jota colocou Cristiano Ronaldo em ótimas condições, mas o atacante esbarrou novamente em Oblak. Na prorrogação, com ambos os times visivelmente cansados, o jogo se tornou mais aberto. Em uma jogada de Diogo, o árbitro assinalou um pênalti polêmico para Portugal, culminando no momento angustiante em que o lendário Cristiano Ronaldo desperdiçou a cobrança e não conseguiu conter as lágrimas. Os jogadores portugueses tentaram confortar seu capitão, porém o abalo emocional era evidente não apenas nele, mas em toda a equipe.


Em uma falha crucial do experiente zagueiro Pepe, Šeško encontrou-se mais uma vez frente ao gol, mas dessa vez parou em Diogo Costa, que realizou seu primeiro milagre da noite. Com a partida indo para a decisão por pênaltis, o gol do goleiro português parecia impenetrável. Iličić, Balkovec e Verbič viram suas cobranças serem defendidas por Diogo, enquanto Cristiano, Bruno Fernandes e Bernardo Silva converteram suas oportunidades, assegurando a classificação de Portugal para as quartas de final da Eurocopa.



Portugal enfrentará a França na sexta-feira, dia 5 de julho. Quem você acha que vai avançar?


Foto de Capa: Divulgação/EURO2024

Comments


bottom of page